Vantagens de investir no Inbound Marketing para sua empresa

Inbound Marketing para sua empresa

As estratégias de Inbound Marketing se tornaram essenciais para as empresas que querem atrair os leads, como são denominados os potenciais clientes, por meio de ferramentas diversas no ambiente digital. 

Embora esse objetivo pareça simplório, as táticas e os canais de comunicação utilizados por equipes de marketing que desenvolvem campanhas publicitárias são variados. 

Devido às muitas opções disponíveis no ambiente digital, criar uma estratégia de marketing pode ser um processo desafiador e que possui um cronograma extenso. Isso porque há detalhes determinantes que não devem ser ignorados em nenhum momento, por isso contar com equipes ou empresas dedicadas é fundamental. 

A menos que uma empresa que oferece estudo de impacto ambiental tenha um orçamento de marketing ilimitado, para criar a estratégia ideal geralmente envolve priorizar determinados canais e ferramentas em detrimento de outros. 

Nesse ponto o inbound marketing se apresenta e se destaca, podendo ser a estratégia prioritária para atrair os leads e aumentar o tráfego de visitas no site, o retorno de e-mail enviados, e a disponibilidade de dados por parte de pessoas interessadas em saber mais sobre a marca, afinal, seus custos podem ser reduzidos e mais direcionados, incluindo ações “passivas”.

Do que se trata o inbound marketing?

De maneira direta, o inbound marketing é uma estratégia que atrai um público-alvo de clientes para um empreendimento em específico. 

Está na extremidade oposta do outbound marketing, associado às estratégias tradicionais da publicidade, como intervalos comerciais de rádio e TV, anúncios em jornais e revistas, busdoor e outdoor, ou mesmo ações interruptivas na internet.

Essas peças clássicas da publicidade alcançam os clientes independentemente das pessoas terem ou não demonstrado interesse no que uma marca tem a oferecer, ou mesmo quando tem acabam impactando na experiência em outras páginas. 

Dentro da estratégia de inbound marketing é possível envolver diferentes canais para uma empresa que oferece serviço de revestimento 3d para sala, entre os mais variados disponíveis, sendo os mais acessíveis:

  • E-mail marketing;

  • Landing pages;

  • Marketing de conteúdo;

  • Redes sociais;

  • SEO (Search Engine Optimization).

Manter um site atualizado e ativo também se mostra como um elemento importante para se destacar no ambiente digital. 

Isso porque muitas táticas de inbound marketing são projetadas para atrair os clientes em potencial para o site, ou loja virtual, ou mesmo um marketplace de forma mais segmentada e até orgânica.

Funil de vendas

Outra característica marcante do inbound marketing, além da atração de clientes, está em movê-los pelo funil de vendas de um escritório virtual ou qualquer outro tipo de serviço ou localização. 

Essencialmente, envolve a construção de relacionamento com os leads por meio das ferramentas apresentadas, inclusive com anúncios compatíveis com dispositivos móveis, como celulares smartphones, tablets e equipamentos multimídia em veículos.

Funcionamento e aplicação de inbound marketing

A estratégia de inbound marketing depende da criação de conteúdo para a construção de relacionamentos significativos com leads e consumidores. 

Cada estágio do funil de vendas é pensado conforme os recursos disponíveis. Quanto mais conteúdo de alta qualidade sobre vending machines estiver presente, maior a probabilidade de atrair visitantes, nutrir leads e fechar negócios. 

Esse processo é dividido em 4 etapas distintas:

  • Atrair;

  • Converter;

  • Vender;

  • Reter, ou encantar.

Cada estágio possui diferentes formas de conteúdos que podem ser apresentados conforme o planejamento estratégico proposto na incursão do inbound marketing. 

Para entender de uma vez por todas, vale a pena apresentar 4 razões significativas pelas quais o inbound marketing se destaca frente a outras estratégias voltadas para o ambiente digital. 

  1. Trata-se de uma estratégia econômica

Uma empresa precisa apenas de um site institucional e criar conteúdos para começar a empreender a estratégia de inbound marketing. 

Para empresas de leitor rfid, os custos iniciais necessários para criar materiais e alcançar seguidores para blogs e contas de redes sociais podem parecer intimidantes.

No entanto, pode começar pequeno e escalar à medida que o empreendimento expande os negócios. 

Outra vantagem está na possibilidade de modificar as campanhas com base em resultados de estratégias anteriores, obtendo o melhor retorno possível. 

Apenas para reforçar a ideia de que inbound marketing é menos custoso, anúncios de TV, impressos, outdoors, entre outras peças publicitárias tradicionais, são muito mais caras, por se tratarem de ações de massa e que, por exemplo, dependem de um espaço considerável para atingir as pessoas (como um comercial em horário nobre), não possibilitando a mensuração de alcance.

Embora possam aumentar a conscientização sobre a presença da marca, não possuem a mesma eficácia para engajar e reter os clientes. 

  1. Clientes antenados preferem inbound marketing

Mesmo nos grandes centros urbanos, assim como em lugares com menor número de pessoas, as pessoas estão muito mais ligadas a equipamentos eletrônicos, principalmente o celular smartphone e as às mídias digitais, que estão avançando em diferentes direções, e até mesmo de forma residencial. 

Afinal, há muitos aparelhos televisores que permitem a navegação pela internet e acesso a diferentes aplicativos. 

  1. Tem valor a longo prazo

O conteúdo do inbound marketing, como guias de instrução digitais, infográficos, apresentação de estudos de caso e e-books, têm uma vida útil longa e de alto valor. 

É possível aumentar a visibilidade atualizando o conteúdo ou republicando os materiais e, dessa forma, manter o assunto relevante e oportuno, servindo até mesmo para reforçar a autoridade sobre determinado assunto. 

Em comparação, as táticas de marketing tradicionais são curtas e temporárias. Um profissional que desenvolve camara fria para açougue pode passar horas a fio enviando e-mails sem personalização, ou fazendo ligações para leads em troca de poucas ou nenhuma venda. 

No entanto, o marketing de atração pode construir um caminho de confiança e relacionamentos significativos a longo prazo para esse mesmo profissional. 

  1. É uma estratégia autêntica

Quando o consumidor leva em consideração a confiança para avaliar as decisões de compra, uma marca pode assumir até mesmo o nome de um produto, mesmo sendo uma simples palha de aço ou um absorvente higiênico feminino.

Dessa forma, as estratégias de inbound marketing envolvem uma publicação com conteúdo acionável e interessante, se mostrando mais autêntica conforme o passar dos anos.

Afinal, é mais fácil concentrar esforços para vender despachante curitiba para os clientes realmente interessados, ao invés de gastar verba em peças publicitárias que não atingem o público-alvo de maneira correta. 

4 vantagens para investir no inbound marketing

Há diversas razões que se mostram eficientes e qualitativas quando se trata de inbound marketing.
No entanto, há 4 vantagens principais que demonstram valer a pena o investimento nessa estratégia, como apresentados a seguir. 

  1. Gera tráfego no site

Dois componentes essenciais quando se trata de estratégia de inbound marketing são o SEO e o marketing de conteúdo. 

A partir do momento que isso é definido, o resultado é um tráfego mais qualificado para o site da empresa, e que podem ser transformados de leads para clientes. 

Isso ocorre após a criação de páginas detalhadas e informativas, e que são otimizadas para palavras-chave que são relevantes para os clientes. 

Quanto mais conteúdo for criado, mais oportunidades se apresentam para os algoritmos classificarem palavras-chave e frases específicas relacionadas a determinados assuntos. 

Como as páginas são classificadas de forma individual, é necessário continuar pesquisando e escrevendo postagens para blogs, páginas de artigos e demais conteúdos para classificar mais consultas em mecanismos nas plataformas de pesquisa digitais.

  1. Produz leads qualificados

Por meio da estratégia de inbound marketing é possível alcançar pessoas com maior probabilidade de se interessar por produtos e serviços de maneira específica. 

Quando se cria um conteúdo direcionado para o público-alvo, como forma de segmentação, os artigos e postagens de blog sobre tendências do setor, é possível atrair visitantes com interesse nestes tópicos para um site específico.

  1. Fortalece a reputação da marca

A possibilidade de publicar textos em blogs e artigos de alta qualidade no site institucional, melhora a associação do público ao mesmo nível de qualidade da marca, trazendo relevância e autoridade.

Não só isso, mas é possível entrar em contato com outras publicações online, como portais de notícia e blogs de nicho, em que eles podem considerar o compartilhamento de conteúdo, ou mesmo permitir que a empresa tenha um espaço por meio de guest posts, ampliando ainda mais o alcance de valor.

À medida que uma empresa aumenta a presença em sites, blogs, redes sociais e portais de notícias que o público-alvo visita, a marca se torna mais familiar para clientes em potencial. 

Sendo assim, isso sempre é bom quando se trata de posicionamento da marca no mercado consumidor. 

  1. Permite que o cliente entre em contato

Os consumidores são constantemente bombardeados com anúncios de todos os tipos de produtos, nos mais diferentes momentos da vida. 

No caso do inbound marketing, os leads não são interrompidos, pois eles chegam até uma empresa seguindo o próprio instinto, dentro dos próprios termos.

Para isso é preciso publicar informações no site institucional, e assim facilitar a localização dentro de mecanismos de busca, contribuindo com um relacionamento mais amplo e com potencial de tornar o cliente um consumidor fiel, visto que ele acredita e por vezes se identifica com o negócio.

Conclusão

O inbound marketing está inserido no mundo dos negócios por meio de soluções eficientes e que estão associadas à tecnologia e à internet. 

O lançamento de uma estratégia de inbound marketing se mostra um investimento valioso que pode ajudar toda e qualquer empresa, independentemente do segmento que esteja inserida, a atrair clientes, criar confiança e promover a fidelidade para além do tempo. 

Por fim, ao planejar qualquer oferta ou promoção dentro da empresa, manter o foco na estratégia de inbound marketing se mostra uma escolha acertada que impactará de forma positiva tanto os clientes quanto o próprio negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos populares

Mais recentes

  • All Post
  • Animação 2d
  • Blog
  • Educação
  • empreendedorismo
  • estratégias de marketing
  • inbound marketing
  • locução
  • Marketing
  • marketing digital
  • produtora de vídeos
  • roteiro para video
  • seo em video
  • tipos de vídeos explicativos
  • video 2d
  • vídeo marketing
  • video para startup

Criamos videos animados explicativos para empresas e startups.

Contatos

© 2024 Solda Fria Produções